150 anos de Santos Dumont em exposição inédita

150 anos de Santos Dumont em exposição inédita

14/07/2023 Off Por Surya Bueno
Spread the love

Ministério da Cultura e Farol Santander São Paulo apresentam:

Santos Dumont – o poeta inventor

 Farol Santander abre exposição em comemoração aos 150 anos do nascimento do ‘pai da aviação’

De 14/07/2023 (sexta-feira) a 15/10/2023 (domingo)

  • Farol Santander São Paulo homenageia uma das mais significativas personalidades brasileira em exposição inédita, repleta de itens raramente ou nunca exibidos;
  • Entre os destaques, uma réplica do 14 Bis e um modelo funcional do avião Demoiselle, além de objetos pessoais e originais do inventor;
  • Dois espaços interativos apresentam simuladores de voo: visitantes poderão controlar um dirigível que flutua sobre Paris e um avião Demoiselle.

 

“Há um ditado que ensina ‘o gênio é uma grande paciência’; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”.

O que eu vi, o que nós veremos (1918), Alberto Santos Dumont

Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura no dia 14 de julho (sexta-feira), a exposição inédita Santos Dumont – o poeta Inventor, em homenagem aos 150 anos de nascimento do inventor e aeronauta brasileiro, conhecido por muitos como o “pai da aviação”. Com curadoria de Ceres Storchi, a mostra apresenta sua icônica trajetória na conquista do voo, sua vida em família no Brasil e suas pesquisas em Paris, tudo isso por meio de itens históricos, objetos pessoais, desenhos de projetos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas, interatividade e versões dos aviões 14 Bis e Demoiselle em tamanho real. Em exibição até 15 de outubro (domingo), a exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura e tem patrocínio do Santander Brasil e apoio do Comando Aéreo Regional, Fundação Santos Dumont, Museu Paulista e Cartier.

A mostra apresenta nos pavimentos 24 e 23 do Farol Santander o mundo de Alberto Santos Dumont. Além das galerias, o famoso Hall do edifício no centro da capital paulista também será ocupado com uma grande atração. Trata-se de um modelo do 14 Bis, o biplano com o qual fez o primeiro voo homologado do mundo. A réplica, construída por Alan José Calassa, em 2005, é apresentada em tamanho real inclinado acima da cabeça dos visitantes, como se estivesse voando no Parque de Bagatelle. O exemplar do 14 Bis pesa 150kg, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 metros de altura na extremidade das asas.

“Os voos sempre assistidos e seus artigos para revistas e periódicos eram para Santos Dumont uma importante forma de compartilhar conhecimento, que é justamente o que propõe essa exposição, difundir mais uma vez seus feitos memoráveis, sua habilidade e percepção ao mediar as condições da natureza e nossa humanidade em busca de um futuro melhor. Santos Dumont imaginava de maneira ímpar o futuro da aviação no cotidiano da sociedade.”; comenta Maitê Leite, Vice-Presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.

A exposição inicia na galeria do 24º andar, onde apresenta a narrativa das diversas tentativas e os muitos inventos que se propuseram a fazer o homem voar. Com o objetivo de fazer sentir Paris, o público caminha sobre uma imagem aérea da cidade aplicada no piso, com a localização das atividades cotidianas do aeronauta. O Balão Brasil e os 10 modelos de dirigíveis (Nº1 a Nº10) concebidos e testados por Santos Dumont, no desenvolvimento da pesquisa sobre a dirigibilidade dos balões, são apresentados como maquetes feitas exclusivamente para esta exposição, pelo arquiteto Ricardo Martins Girotto Mendes, que intensificam a experiência do visitante.

“Santos Dumont adentra o universo da aviação a partir de um sonho seu. Há algo de lúdico, de fábula, de histórias de “era uma vez” quando compomos sua trajetória, observando o caráter experimental do seu trabalho e a relação corpórea em primeira pessoa cada vez que ele voava na sua própria criação.”; analisa Ceres Storchi, curadora da mostra.

Ainda no 24º andar, textos selecionados reproduzem o relato de Santos Dumont, transcritos do seu livro Os meus Balões. O público poderá conferir também elementos do acervo do Museu Paulista, da Fundação Santos Dumont e da Cartier, entre eles: o cesto do balão Brasil, o primeiro executado sob projeto e orientação do próprio Alberto; escultura de bronze Ícaro; tela Primeira experiência com O Balão de Bartolomeu de Gusmão (de Bernardino Souza Pereira); gorro e luvas de aviador; um relógio Santos do modelo que Louis Cartier executou para o inventor em 1904; desenhos do projeto deste relógio; câmeras fotográficas; cadernos de anotação; carteiras licença de aviador e outros documentos.

Outro item raro exibido é a primeira edição do livro Dans L´Air (Os Meus Balões), publicado por Santos Dumont em 1904. Outras publicações que o inspiraram para a sua trajetória de aeronauta também serão expostas em uma linha do tempo com cronologia dos fatos mais importantes do aviador. Ao final deste espaço, uma edição de vídeo compõe cenas de Paris e fotos e filmes de alguns voos de Alberto.

Na galeria do 23º piso, outro grande destaque: um modelo funcional do avião La Demoiselle, pesando 110kg, com 6,20m de comprimento por 5,50m de envergadura, será exibido e pilotado por uma figura cênica de Santos Dumont. A réplica foi restaurada por Reinaldo Rodrigues no início de 2023, justamente para as comemorações dos 150 anos do nascimento do brasileiro. De acervo, além da aeronave, será exposto o cesto do dirigível Nº6, que lhe rendeu o cobiçado Prêmio Deutsch de la Meurthe, e o Conversor Marciano, uma das suas invenções. Um conjunto de fotos e desenhos dos projetos detalham técnica e historicamente as criações.

Com recursos de tecnologia e mídia, a galeria do 23 terá duas ilhas de interação em voo simulado com telas de led e projeção para o compartilhamento das experiências de voo do Dirigível N°6, simulando o trajeto por Paris e o giro em torno da Tour Eiffel e o voo do avião Demoiselle.

Entre os dois espaços de interação, há um ambiente cenográfico de hangar. Nesse recinto, algumas atividades lúdicas serão viabilizadas para visitantes de todas as idades: pequenos jogos temáticos, quebra-cabeça de magnetos e jogos de memória. A estrutura do hangar é ambientada em madeira e lona, segundo relatos de Santos-Dumont sobre o seu próprio espaço de trabalho e invenções.

Exposição: Santos Dumont – o poeta inventor

Curadoria: Ceres Storchi

Produção: AYO produções

Patrocínio: Santander / Ministério da Cultura

Apoio: Comando Aéreo Regional, Fundação Santos Dumont, Museu Paulista, Cartier

Sobre Santos Dumont

Nascido em Minas Gerais, em 20 de julho de 1873, Santos Dumont passou a maior parte de sua infância em São Paulo, onde teve os primeiros contatos com as máquinas que operavam o cotidiano da próspera fazenda de café de seu pai, o engenheiro Henrique Dumont. Desde o início lhe interessaram os sistemas mecânicos e o convívio nos locais de trabalho onde ele próprio podia participar. Já na fase adulta, Santos Dumont, estimulado pelo pai que havia estudado engenharia em Paris, vai para a França e logo no início de seus estudos empreende os primeiros experimentos, buscando a dirigibilidade dos balões e o voo controlado.

Para Dumont, o domínio no ar era ao mesmo tempo a difícil busca de uma solução e o deleite de seus momentos de criação. No cotidiano de inventor, ele fazia a mediação entre o meio atmosférico e o seu objeto técnico, como o criador que o manipula, testa e opera.

Preponderantemente autodidata, Santos Dumont era um discípulo de sua própria experiência. Nesse perfil de experimentador e observador no seu próprio universo mecânico, participava de todos os estágios – da fabricação à experimentação. No início do século XX, a sua abordagem ao mesmo tempo técnica e empírica avançou além da de seus colegas aeronautas, somando a cada voo mais observações e deduções, algumas incorporadas posteriormente às dinâmicas usuais do universo aeronáutico.

Sobre Ceres Storchi

Ceres Storchi, renomada curadora, consultora, designer e arquiteta, dedica-se ao desenvolvimento de projetos de restauração, preservação, design, iluminação, arquitetura e museografia para museus e outras instituições culturais. Sua expertise e paixão por trabalhar nesses campos permitem que ela deixe sua marca em projetos que valorizam e destacam a importância do patrimônio cultural. Já participou de bienais, seminários e congressos.

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes e apresentou mais de 35 exposições nos eixos temáticos e imersivos.

Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, as atrações do Farol Santander ocupam 17 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar: o Mirante do 26, que após revitalização, ganhou uma cafeteria especial por Mario Azevedo Gastronomia, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.

Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais. E do 5º ao 2º andar, no Espaço Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento à época como Banco do Estado de São Paulo. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo.

No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.

Outra novidade conectada a gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, que mantém uma agenda semanal de cursos e aulas de gastronomia ministradas por renomados chefes de cozinha. E no 28º andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.

Outro diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do país, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e oferece agendamento de aulas.

Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25 é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de evento. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.

Serviço exposição Santos Dumont – o poeta inventor

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 14/07/2023 a 15/10/2023

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada)

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).

Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre