Viva o Game
O slogan da edição deste ano convidava os jogadores a terem experiências imersivas e serviu como um laço para fortalecer a relação dos jogadores com os videogames e tudo o que faz parte deste universo. Mais de 230 títulos estavam disponíveis diariamente para os fãs testarem, entre AAAs inéditos, jogos independentes, arcades, experiências imersivas e games recém-lançados, como Assassin’s Creed Mirage, EA Sports FC 24, Pikmin 4 e Mortal Kombat 1.
Além deles, o público pôde testar dezenas de games que sequer foram lançados, como Super Mario Bros. Wonder, Persona 3 Reload, Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, Sonic Superstars, Zenless Zone Zero, Prince of Persia: The Lost Crown, The Division Resurgence, Rainbow Six Mobile e S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl.
Todos esses títulos estavam disponíveis para serem jogados nas mais diversas plataformas, como PlayStation 5, Nintendo Switch, PCs, dispositivos mobile, simuladores e óculos de realidade virtual.
Os principais influenciadores do Brasil
Milhares de criadores de conteúdo foram à Brasil Game Show desse ano, e mais de 200 deles subiram nos palcos dos diversos estandes para interagir com os fãs. Além de promover concursos, dar brindes, comandar ativações de marcas e mediar painéis, essas personalidades que mobilizam milhões de pessoas nas redes sociais também aproveitaram a feira para estarem mais perto de seus seguidores.
Monster Energy BGS Esports
O principal palco do evento, a arena Monster Energy BGS Esports, recebeu as competições de esports e as apresentações musicais da edição. No dia de abertura, a equipe de esports do Flamengo conseguiu uma vitória imponente contra o time da F99 Esports no campeonato Trocação de Frifas, de Free Fire. No segundo dia, a equipe da FURIA se firmou como campeã do campeonato feminino de CS:GO. Já no primeiro campeonato oficial de Mortal Kombat 1, Zeeus usou seu poderoso Raiden para derrotar Killerxinok de virada com um 3 x 1 emocionante que levantou a plateia da Monster Energy BGS Arena. Por fim, a superequipe masculina da FURIA subiu no palco no domingo para completar a dobradinha e venceu por 2 x 0 a W7M Esports pelo campeonato masculino de CS:GO. A segunda partida foi bastante disputada, sendo finalizada com um placar de 19 x 17, na prorrogação.
⦁ 11/10 – Campeonato Trocação de Frifas de Free Fire – Flamengo MDL (2 x 0 contra F99 Esports)
⦁ 12/10 – Monster Energy BGS Esports CS:GO Feminino – FURIA (2 x 0 contra o Fluxo)
⦁ 13/10 – Campeonato de Mortal Kombat 1 – Zeeus (3 x 1 contra Killerxinok)
⦁ 14 e 15/10 – Monster Energy BGS Esports CS:GO Masculino – FURIA (2 x 0 contra W7M Esports
Os torneios disputados na arena Monster Energy BGS Esports contaram com o patrocínio das marcas Monster Energy, Norton, Cup Noodles, Rank1 e Agon by AOC, além da Acer, PC oficial da Monster Energy BGS Esports Arena.
Organizações de esports em peso
Equipes de esports que conquistam regularmente títulos nacionais e internacionais em diversas modalidades trouxeram seus jogadores para competir e estar mais perto de seus fãs.
A FURIA foi um desses destaques. A equipe levou ao evento a sua famosa line-up completa de CS:GO para competir na Monster Energy BGS Arena e conquistou os troféus tanto do torneio masculino quanto do feminino. Outros times como Team Liquid, PaiN Gaming, LOUD, Fluxo e Flamengo esports também participaram da feira, realizaram showmatches e promoveram outras atividades emocionantes frente a frente com o público.
BGS Arcade ainda maior
A área BGS Arcade concentrou mais de 100 máquinas de games. O espaço foi patrocinado pela Game Station, empresa especializada em parques indoor por todo o Brasil. No local, os visitantes puderam relembrar clássicos, como Pong e máquinas de pinball, vivenciar experiências novas em realidade virtual e equipamentos temáticos.
Além de máquinas de medição de força, cabines de fotos e de jogos imersivos tematizados com as séries, filmes e quadrinhos favoritos da galera, o espaço também disponibilizou duas montanhas-russas em realidade virtual que fizeram os visitantes da feira viverem emoções irreplicáveis na vida real.
Com uma orientação fundada na inclusão de todos os gamers, a Game Station ainda levou um espaço exclusivo para atender às necessidades sensoriais e de saúde de pessoas com autismo e TEAs. Esse local contava com área de massagem, assentos para descanso, máquinas de baixa luminosidade, cordões de identificação e outros mecanismos que mostram que a cultura gamer está disponível para todas as pessoas que desejam viver a magia dos jogos.
Presença de marcas de games, tecnologia e varejo
Além de desenvolvedoras e distribuidoras de jogos importantes como Nintendo, Ubisoft, HoYoverse, SEGA, EA, Warner Bros. Games, Garena, Activision, Blizzard, ESTsoft e GSC Game World, a feira também contou com a presença de empresas líderes em diversos segmentos do mercado de equipamentos tecnológicos e periféricos. Entre elas, estiveram Samsung, Redragon, Cougar, HyperX, Logitech, LG Alienware, Razer, Force One, Acer, Snapdragon, AMD, ELG, Intel, Lenovo, Kings Simuladores, Smile One e DXRacer, a cadeira oficial da BGS23. Todas levaram alguns de seus recentes lançamentos com tecnologias avançadas para serem testados e adquiridos pelos gamers que desejavam turbinar os seus set-ups.
Outra novidade da 14ª edição foi o fortalecimento da presença de marcas especializadas em varejo, como Kalunga, KaBuM!, PCyes e Pichau, que levaram à feira grandes estandes com sessões de meet & greet, prêmios e anúncios que chamaram a atenção dos milhares de visitantes do Expo Center Norte.
WinZO Games, Huawei App Gallery e Taiwan Excellence mostram o interesse de diferentes polos tecnológicos ao redor do mundo, como Índia, China e Taiwan, pelo Brasil, um dos maiores mercados consumidores do planeta –
e que cresce mais a cada ano.
Além de marcas endêmicas, a BGS contou com a presença de marcas como O Boticário, Bauducco, Cup Noodles, Insider Store, Bozzano, Universal Pictures, Monster, Estrela Bet, SBT, e Banco do Brasil.
Já a JBL, que junta qualidade e funcionalidade em soluções sonoras, foi patrocinadora oficial da BGS Game Music, que contou com grandes shows da Video Game Orchestra e da Sonic Symphony performados no evento.
BGS Conference
A Brasil Game Show deste ano marcou a primeira edição da BGS Conference, uma conferência na qual diversas marcas importantes do universo gamer subiram ao palco da Monster Energy BGS Arena para revelar informações sobre lançamentos de jogos, filmes, séries, periféricos gamer, eletrodomésticos e muito mais.
Entre as empresas que apresentaram suas novidades estiveram Good Dog, ESTsoft, Ubisoft, TCL, Logitech, Nuuvem, WinZO Games, SEGA, Universal Pictures, Game Connection, Warner Bros. Games, Garena e LG.
Atrações Internacionais e musicais
A edição de 2023 da BGS também foi marcada pelo aumento no número de convidados internacionais, que superou em quatro vezes o de atrações estrangeiras do ano passado. Alexey Pajitnov, idealizador do Tetris, e Nolan Bushnell, que criou o Atari, foram duas das lendas da indústria que marcaram presença. Além deles, Takashi Iizuka, Naoki Yoshida, Koji Fox, Chance Glasco e Ryota Niitsuma são outras grandes personalidades que participaram da criação de games que arrastam multidões de fãs ao redor do mundo e que estiveram em São Paulo ao lado de Ned Luke, Shawn Fonteno, Kenny James, Jun Senoue e Shota Nakama — artistas que, com seus rostos, vozes e instrumentos mostram o amor pelos jogos.
Shota e Jun se apresentaram no palco principal da BGS em todos os dias abertos ao público. Foram dois shows da Video Game Orchestra, espetáculo que repagina músicas de games adorados pelo público em forma de rock, e dois da Sonic Symphony, que homenageia a amada franquia Sonic.
Outros convidados internacionais trazidos ao Brasil por expositores da feira são Jean-Luc Sala, artistic director de Assassin’s Creed Mirage, o brasileiro Fabiano Vassao, UI art director de Assassin’s Creed Mirage, Mounir Radi, game director de Prince of Persia: The Lost Crown, Justin Swan, creative director de Rainbow Six Mobile, e o também brasileiro Fabricio Mombelli, live operations director de The Division Resurgence. Já os influenciadores mexicanos Monster Bin3r, Kim Bonilla e Mym Tum, que somam mais de 4 milhões de seguidores, vieram ao evento pela Monster.
Anualmente, a Brasil Game Show premia grandes personalidades da indústria com o Lifetime Achievement Award, e em 2023 ele foi concedido a Alexey Pajitnov e Naoki Yoshida por suas contribuições ao mundo dos videogames ao longo da carreira.
Equinox LATAM Game Awards
A Brasil Game Show também é um espaço para homenagear os grandes lançamentos e personalidades do mundo dos games. Impulsionando a relevância do mercado consumidor e de desenvolvedores latino-americanos, a Equinox trouxe ao palco da Monster Energy BGS Arena o Equinox LATAM Game Awards, que premia desenvolvedoras, atores, direção artística, tiktokers, cosplayers e organizações de esports por meio do voto popular e de um júri especializado.
Neste ano, foram quase 40 prêmios concedidos na cerimônia, que representa um momento de celebração dos feitos incríveis. O evento completo foi transmitido pelos canais oficiais da Brasil Game Show, e a lista de ganhadores é composta por:
– Jogo do ano: Baldur’s Gate 3
– Melhor jogo para PlayStation: Final Fantasy XVI
– Melhor jogo para Xbox: Starfield
– Melhor jogo para Nintendo Switch: The Legend of Zelda: Tears of Kingdom
– Melhor jogo para mobile: Final Fantasy Ever Crisis
– Melhor jogo de realidade virtual: Resident Evil 8 VR
– Melhor jogo para PC: Baldur’s Gate 3
– Melhor atuação em espanhol: Final Fantasy XVI
– Melhor atuação em português: Marcus Pejon
– Melhor estúdio em espanhol: Halberd Studios
– Melhor estúdio em português: Rogue Snail
– Melhor ação de impacto social: EA Sports FC 24
– Melhor jogo adaptado ao espanhol: Final Fantasy XVI
– Melhor jogo adaptado ao português: Baldur’s Gate 3
– Melhor filme ou série de videogames: The Last of Us
– Melhor jogo de aventura: The Legend of Zelda: Tears of Kingdom
– Melhor jogo de battle royale: Fortnite
– Melhor jogo de esportes: EA Sports FC 24
– Melhor esport: League of Legends
– Melhor jogo familiar: Pikmin 4
– Melhor jogo indie: Sea of Stars
– Melhor jogo multiplayer: Street Fighter 6
– Melhor jogo de mundo aberto: The Legend of Zelda: Tears of Kingdom
– Melhor jogo de plataforma: Blasphemous 2
– Melhor RPG: Baldur’s Gate 3
– Melhor trilha sonora: Final Fantasy XVI
– Melhor direção artística: Final Fantasy XVI
– Melhor design de áudio: Dead Space
– Melhor DLC: Cyberpunk 2077: Phantom Liberty
– Melhor jogo em andamento: Genshin Impact
– Melhor narrativa: Baldur’s Gate 3
– Melhor cosplayer: Chofiplays
– Melhor criador de conteúdo: Kumaru Anime
– Melhor equipe esportiva: Isurus
– Melhor jogador esportivo: Daveeys
– Melhor Tiktoker: Kumaru Anime
– Melhor Twitcher: Crystal Molly
– Melhor youtuber: Elfedelobo
BGS Talks RecordTV
Durante os cinco dias de BGS, mais de 30 atrações passaram pelo palco do BGS Talks Record TV. O local recebeu convidados e público para painéis sobre diversos temas do mundo gamer e dos eSports. Entre os destaques estiveram:
⦁ Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra
⦁ João Cappelli, diretor de voz e dublagem em “The Last of Us”
⦁ Alexey Pajitnov, criador do game “Tetris”
⦁ Kenny James, dublador do personagem Bowser
⦁ Beamon, streamer da Mec Inc.
⦁ Igor, streamer da Mec Inc.
⦁ Manolo Rey, dublador do personagem Luigi em português
⦁ Bianca Alencar, dubladora da Princesa Uta (“One Piece”)
⦁ Flávia Fontenelle, dubladora de Ashley Tisdale
⦁ Raphael Rossatto, dublador de Mario em português
⦁ Marco Ribeiro, dublador de “Homem de Ferro” e “O Máskara”
⦁ Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra
⦁ Alexey Pajitnov, criador do game “Tetris”
⦁ Kenny James, dublador do personagem Bowser
⦁ Carina Eiras, dubladora da Peach em português
⦁ Marcio Dondi, dublador do Bowser em português
⦁ Takashi Iizuka, diretor criativo da série Sonic
⦁ Naoki Yoshida, produtor de “Final Fantasy XVI”
⦁ Koji Fox, diretor de localização de “Final Fantasy XVI”
⦁ Ned Luke, ator de “GTA V”
⦁ Shawn Fonteno, ator de “GTA V”
⦁ Nolan Bushnell, criador do Atari
⦁ Jun Senoue, compositor de músicas do game Sonic
⦁ Jovem Nerd e Azaghal, fundadores do Jovem Nerd e da Nonsense Creations
⦁ FRTTT, ex-pro player e streamer
BGS Meet & Greet TCL
Em 2023, o espaço reservado para os visitantes conhecerem seus ídolos de pertinho foi patrocinado pela TCL, pioneira no mercado brasileiro de eletroeletrônicos. No local, milhares de visitantes puderam tirar fotos e conversar com quase 100 convidados internacionais, influencers e jogadores profissionais que passaram pela atração ao longo dos cinco dias de feira.
A programação teve:
⦁ Alexey Pajitnov
⦁ Kenny James
⦁ Time do Flamengo de Free Fire
⦁ Olkbone e Rbiana
⦁ Rajah
⦁ Influencers Flamengo Esports
⦁ João Cappelli
⦁ Guimsa, Lari Game, Luuy, Carol TV
⦁ Bin3r, Kim Bonilla, Tum Tum
⦁ Dubladores
⦁ Dubladores do filme Mario
⦁ Porta dos Fundos
⦁ Zigueira e Razah
⦁ Time de CS da FURIA
⦁ Campeãs BGS Esports
⦁ Marco Ribeiro
⦁ Ale Maze, Bloquinho TV e Dengoso, Supreminho
⦁ Beamon e Gary, Nicole Diretora, Zahri, Bruna Blince e Igor
⦁ Facada, Locking e Luanz7, Naoki Yoshida e Koji Fox
⦁ Ned Luke e Shawn Fonteno, Takashi Iizuka
⦁ Bak, Khalil, Mwzera e Konan
⦁ Bastet, Jessie e Bruna Blince
⦁ Time de Valorant da Team Liquid
⦁ Mii, Coreano e Yayah (LOUD)
⦁ Abrahan Joy, Erik Can e Fael, Oivanessa, Thamás e Tutujm
⦁ Babs, Luma e Rato Feliz
⦁ Nolan Bushnell
⦁ Brino, Sofia Espanha, Paula e Mount
⦁ Goularte
⦁ Gorila
⦁ Jovem Nerd e Azaghal
⦁ Pijack e Jukes
⦁ Pulga, Abduzido e ED
⦁ Cynthia, Paty, Zaphira e Nicky
⦁ Fecoxa, Dr. Fran, Ruyzo e Bruno Clash
⦁ Jun Senoue
⦁ Shota Nakama
⦁ Pijack, Prodelta, CarolK e DyNKas
⦁ Rey e kaos
⦁ Chance Glasco
⦁ FrTTT e Rakin
⦁ Bagi, Cinemagrath, Freitas e LevelUp007
⦁ Naoki Yoshida e Koji Fox
⦁ Influencers LOUD
⦁ Campeões BGS Esports
BGS Avenida Indie: área dedicada à produção de jogos nacionais
A BGS Avenida Indie, maior do que nunca, apresentou grandes novidades da indústria independente brasileira e internacional. No grande corredor repleto de estandes, os visitantes puderam entrar em contato com trabalhos inovadores e que mostraram o brilhante futuro dos profissionais criativos do desenvolvimento de games.
Um dos destaques desta edição foi a Good Dog, liderada por Chance Glasco, cocriador de Call of Duty, que apresentou novidades sobre o novo game “Martial Arts Tycoon Brasil”, ambientado no Brasil. O Senac SP, uma das principais instituições de ensino em cursos de inovação e tecnologia do país, levou ao seu espaço games de destaque dos alunos do curso de design de jogos, que criaram peças criativas que reforçam a criatividade e a capacidade do mercado de desenvolvedores nacional.
Os outros estúdios que tiveram a oportunidade de promover suas criações foram: White Vortex, Statera Studio, SkadiStudio, Dream Stories, Hermitcrab, Dango Games, The Big Mark, INSANE, QUByte Interactive, Goldilock One, Bandsoft, Red Studios, Estúdio Bolha, GamerXP Arena, SculpBytes, Iamandu Studios, Capivara Prime, Pepita Digital, Quasares Studios, Leonardo Interactive, Araplay Studio, O Culto?, PaperCut, United Games, LUMO Entertainment, Bitnamic Software, Vermillion Game Studio, Amazônia Viva, Skadi Studio, Kaizaki Games, Unhide, Game Hollywood, Xsolla, AOCA Games Lab, Combat Zone, Sky Falling Studios e Orube Game Studio.
BGS Cosplay Bauducco
Pelo segundo ano consecutivo, a Bauducco se empenhou em levar à BGS uma estrutura grandiosa para que os amantes da arte do cosplay pudessem aproveitar o evento ao máximo. O camarim ofereceu um espaço amplo para que os cosplayers pudessem se preparar para levar um verdadeiro show performático aos corredores da feira. Além disso, o palco da Bauducco contou com competições diárias, com três baterias de 50 participantes cada, totalizando 150 participantes diários que disputavam a preferência do público e dos jurados na escolha da melhor representação de seus personagens favoritos.
O júri de cada bateria era formado por cinco integrantes, entre os quais estiveram especialistas do universo cosplay e convidados especiais, como os atores Ned Luke e Shawn Fonteno, de GTA V, Kenny James, dublador de Bowser (Super Mario), Naoki Yoshida, Koji Fox (FINAL FANTASY) e Nolan Bushnell, criador do Atari.
Em 2023, a BGS credenciou mais de 2.500 cosplayers e teve a participação de 750 deles em suas competições oficiais.
BGS Store
A tradicional loja da BGS teve o dobro do tamanho de 2022 e bateu o recorde de vendas de produtos oficiais com resultados três vezes maiores do que os da edição de 2022. Ao longo dos cinco dias de evento, o público pôde adquirir um portfólio com dezenas de opções de produtos oficiais da feira, como camisas, pôsteres, livros, pins, copos, adesivos e outros acessórios com o novo mascote da feira. Todos eles ainda estão à venda na Rank1, parceira oficial do evento na BGS Store.
Outra grande novidade é que, pela primeira vez, os visitantes também puderam comprar produtos e acessórios oficiais da SEGA em uma área dedicada à marca e que contava com produtos exclusivos da franquia Sonic The Hedgehog.
Ampla cobertura da imprensa e de influenciadores
A 14ª edição da Brasil Game Show também apresentou números expressivos de cobertura de imprensa e de presença de influenciadores. Foram mais de 11 mil pedidos de credenciamento, dos quais quase 9 mil foram aprovados. Os cinco dias de feira foram presenciados por 2.350 jornalistas, blogueiros e profissionais de TV e de rádio, além de 6.580 influenciadores com mais de 100 mil seguidores.
Os influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores em uma das redes sociais puderam desfrutar do Lounge Insider, um espaço reservado para que os criadores de conteúdo pudessem recarregar as baterias, socializar e botar em prática diferentes ideias. Cerca de 900 convidados de mais de 550 canais/perfis passaram pelo local.
Ações sociais
Reforçando que dentro da cultura gamer também há o ato de cuidar e o esforço para tornar o mundo um lugar melhor, no ano de 2023 a Brasil Game Show deu continuidade à parceria com instituições sociais cujo trabalho é voltado a oferecer dignidade para pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade social. ONGs como Casa de David e Casas André Luiz foram beneficiadas com a doação de 47 toneladas de alimentos fornecidos pelos visitantes da feira.
Brasil Game Show 2024
A 15ª edição da feira já está confirmada para acontecer em São Paulo, entre os dias 9 e 15 de outubro de 2024, no Expo Center Norte.
Sobre a BGS: A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada pela primeira vez em 2009, o evento já recebeu mais de 3,1 milhões de visitantes somando todas as edições e, atualmente, ocupa os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Reúne as principais empresas do segmento, é palco dos grandes lançamentos do ano, atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos e abre espaço para estúdios independentes. A BGS é também uma grande oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games e tem uma forte preocupação social, tendo arrecadado e doado cerca de 500 toneladas de alimentos ao longo de suas 14 edições.