Brasil Game Show 2023 | Nós fomos: Confira como que está o evento

Brasil Game Show 2023 | Nós fomos: Confira como que está o evento

12/10/2023 Off Por Natan Uemura
Spread the love

E A Brasil Game Show está de volta em mais uma edição trazendo o que há de novo no mundo dos games, mas dessa vez com algumas coisas até que inesperadas, como a falta de algumas das principais atrações que sempre iam em todos os eventos, mas em seu lugar coisas novas e até interessantes apareceram no lugar, a qual você irá conferir no nosso resumo do evento.

  • O Que temos de novo?

Nesse evento nós tivemos a presença da SEGA trazendo vários títulos orientais de peso para os jogadores conferirem, como Persona 3 Reload, um remake do Persona 3 de PS2, Persona 5 Tactica, e Sonic Superstars. Cada jogo era dividido em vários locais dentro do estande com vários consoles para os jogadores testarem eles. Além dos jogos era possível tirar uma foto dentro de um cenário inspirado no jogo Sonic Superstars.

A Presença de jogos orientais não acabam por ai, era também possível testar uma nova versão do jogo Granblue Fantasy Versus no estande da Cygames, além de ter alguns consoles pra testar outro novo jogo da série Granblue, o Granblue Fantasy Relink. Diferente do Versus, ele se trata de um JRPG de ação que será lançado para PS5, PS4 e Steam ainda em 2023.

E Pela segunda vez nós tivemos a presença da Hoyoverse trazendo os jogos Genshin Impact e Honkai Star Rail, além de você poder testar o jogo era possível participar de brincadeiras para se ganhar brindes relacionados a ambos os jogos, algumas brincadeiras eram mais difíceis que as outras, mas você não irá sair de lá sem levar algum poster pra casa.

Tivemos também uma área dedicada a jogos de fliperama, mas diferente de 2022, essa edição contava com jogos mais recentes para os arcades, como por exemplo Crusi´n Blast. O Ultimo jogo da série Crusin para fliperamas lançado tanto para os arcades e para o Nintendo Switch. Outra maquina que era um destaque lá era uma replica do Pong como máquina analógica.

  • Falta de certas atrações já consolidadas

Nesse ano nós não tivemos nem a presença de um estande da Sony e nem da Microsoft, ambos que sempre iam em todas as edições da BGS. As maquinas do Playstation ficaram distribuídas em outros estandes como o da Ubisoft a qual estava com demonstrações do jogo Assassin´s Creed Mirage para PS4 e 5, ou na do Granblue Fantasy com o PS4 e 5, e a Microsoft é o segundo ano que a empresa não está presente com um estande no evento, sobrando apenas a Nintendo com algumas novidades e demonstrações de jogos já lançados esse ano.

  • Conclusão

No geral, essa edição da BGS conseguiu ser mais interessante e diferenciada comparada a edição de 2022, trazendo uma maior variedade de títulos tanto ocidentais e orientais para o evento e dando um maior foco para os jogos ao em vez de atrações mais focadas para o cinema.

Além disso o evento está bem grande, mas como os estandes agora ficaram mais espalhados ficou mais fácil de se perder lá dentro, principalmente com a falta de mais mapas no local.

Mas mesmo sem a presença dessas duas marcas, o evento ainda continua tendo atrações bem interessantes para aqueles que não focam apenas em jogos AAA, trazendo uma maior variedade de títulos.

 

Sobre o evento:

A 14ª edição da Brasil Game Show está prestes a começar e promete ser inesquecível para centenas de milhares de pessoas que passarão pelo Expo Center Norte, em São Paulo, de 11 (só para imprensa e convidados) a 15 de outubro. A maior feira de games da América Latina esse ano convida os jogadores a viverem o game intensamente e viajar pela história da indústria com a presença de convidados lendários, área arcade totalmente renovada, jogos que sequer foram lançados, milhares de estações para o público se divertir, campeonatos empolgantes em uma arena enorme e muito mais.

 

Nos cinco dias de BGS 2023, os jogadores terão muita diversão, incontáveis atrações e diversas novidades de mais de 300 marcas, incluindo potências do segmento como Nintendo, SEGA e Ubisoft, que levarão juntas mais de dez jogos que ainda nem foram lançados para o público aproveitar em primeira mão. Neste ano, a feira também conta com diversos convidados internacionais que escreveram para sempre seus nomes na história da indústria dos games, como o criador do game “Tetris”, Alexey Pajitinov, e o idealizador do Atari, Nolan Bushnell, além dos atores de “GTA V”, do dublador original de Bowser (arquirrival do encanador Mario) e de produtores de “FINAL FANTASY XIV, XVI – entre outros.

 

Os eSports (esportes eletrônicos) também serão uma atração à parte nessa edição da BGS. O jogador profissional FalleN, lenda brasileira do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), estará presente junto aos seus companheiros da FURIA para disputar um campeonato no palco principal do evento e interagir com fãs presentes da feira. Outras grandes organizações, como a Team Liquid – que tem um time feminino de VALORANT que vem dominando o cenário competitivo da modalidade –, Loud, Fluxo e Pain Gaming terão áreas na BGS e promoverão uma série de ativações com os visitantes. Para coroar as atividades relacionadas ao cenário de games competitivos, a arena da Monster Energy BGS Esports estará ainda maior e mais imersiva, com partidas diárias de torneios masculino e feminino de CS:GO e de Mortal Kombat 1 –este último, em plena sexta-feira 13.

 

“A BGS é uma grande celebração dos games”, afirma Marcelo Tavares, CEO da Brasil Game Show. “Crianças vêm com seus pais, adultos trazem os seus filhos, jogadores buscam novidades, cosplayers desfilam pela feira depois de meses se preparando, visitantes celebram os amigos e torcedores apoiam seus times do coração enquanto os jogadores competem com emoção! Enfim, a BGS tem conteúdo e diversão para todos que gostam de games, independentemente de perfil, idade ou gênero”.

 

Veja abaixo as principais atrações da BGS 2023:

 

Convidados internacionais da BGS

A Brasil Game Show deste ano terá dezenas convidados internacionais presentes em sua 14ª edição, incluindo nomes lendários da indústria.

 

Alexey Pajitnov, o criador “Tetris”, um dos games de maior sucesso comercial da história, estará na BGS de 11 a 13 de outubro interagindo com o público e participando de diversas ações, como cerimônia de abertura, sessões de meet & greet painéis do BGS Talks Record TV. Ele também vai receber, no palco principal do evento o prêmio Lifetime Achievement Award em reconhecimento às grandes contribuições que fez à indústria global de jogos eletrônicos.

 

Nolan Bushnell é o criador do Atari, videogame que revolucionou a indústria de games. Aos 80 anos, é reconhecidamente uma das figuras mais importantes da história dos games. Nolan estará na BGS 2023 nos dias 14 e 15 de outubro, quando participará da cerimônia de abertura do evento, do BGS Meet & Greet TCL, e de painéis da BGS Talks Record TV, além de integrar o júri do BGS Cosplay.

 

Jun Senoue, compositor da trilha sonora de games da franquia Sonic, estará na BGS de 12 a 15 de outubro. Ele é uma das mentes brilhantes por trás de algumas das músicas mais icônicas do mundo dos videogames e participará de diversas atrações na BGS e se juntará ao também músico Shota Nakama em concertos da Video Game Orchestra e da Sonic Symphony.

 

Michael-Christopher Koji Fox, diretor de localização de “Final Fantasy XVI”. Seu trabalho com a icônica série de RPG tem sido essencial para a popularização dos JRPGs (RPGs japoneses) no mercado ocidental. Presente na BGS nos dias 13, 14 e 15 de outubro, participará do BGS Meet & Greet TCL, de painéis do BGS Talks Record TV, dos júris das competições de cosplay e da cerimônia de abertura.

 

Naoki Yoshida é o diretor e produtor de “Final Fantasy XIV Online” e trabalhou em diversos títulos da série que o consagraram como um grande expoente da indústria mundial de games. Yoshida estará na BGS entre 13 e 15 de outubro e será homenageado no palco principal do evento com o tradicional prêmio Lifetime Achievement Award. Durante a feira, ele participará do BGS Meet & Greet TCL, de painéis da BGS Talks Record TV e da cerimônia de abertura, além de ser jurado do BGS Cosplay.

 

Ned Luke é o ator que deu vida ao personagem virtual Michael de Santa, um dos protagonistas do game “GTA V”. Estará na BGS em 13 e 14 de outubro e participará do BGS Meet & Greet TCL, da BGS Talks Record TV, da cerimônia de abertura e do juri do BGS Cosplay.

 

Shawn Fonteno é o ator e dublador que emprestou a voz e os movimentos a um dos protagonistas de “GTA V”, Franklin Clinton. Além disso, interpretou o personagem Solo, do jogo “GTA: San Andreas”. Nos dias 13 e 14 de outubro Fonteno participará da cerimônia de abertura do evento, de sessões de fotos e autógrafos na BGS Meet & Greet TCL, do júri do BGS Cosplay e de painéis do BGS Talks Record TV.

 

Shota Nakama é um compositor e produtor musical japonês que tem sua carreira intimamente ligada aos videogames. Criador da Video Game Orchestra, viaja o mundo tocando versões rearranjadas de temas clássicos de franquias dos videogames, como “Final Fantasy”, “Metal Gear Solid”, “Chrono Trigger” e outras. Shota estará na BGS em todos os dias da feira e vai participar do Meet & Greet, do BGS Talks Record TV, da cerimônia de abertura e do júri do BGS Cosplay. Nos dias 12 e 13 ele se apresenta com a Video Game Orchestra. Nos dias 14 e 15, com a Sonic Symphony.

 

Kenny James, dublador oficial de Bowser, o vilão dos jogos do encanador Mario. Estará na BGS nos dias 10 e 11 de outubro, quando participará do BGS Meet & Greet TCL, do BGS Talks Record TV, do júri do BGS Cosplay e da cerimônia de abertura.

 

Takashi Iizuka, conhecido como o “padrinho do Sonic”, é designer, produtor e diretor de jogos da franquia Sonic, como “Sonic Adventure”, “Sonic Mania” e “Sonic Generations”. Construiu carreira sólida na SEGA e estará presente na feira nos dias 12 e 13 de outubro, quando irá interagir com o público na cerimônia de abertura, em sessões de Meet & Greet e em painel do BGS Talks Record TV.

 

Além deles, outros convidados internacionais serão trazidos por expositores da feira e estarão nos estandes das respectivas marcas. Alguns exemplos são Jean-Luc Sala, Artistic Director de Assassin’s Creed Mirage, o brasileiro Fabiano Vassao, UI Art Director Assassin’s Creed Mirage, Mounir Radi, Game Director de Prince of Persia The Lost Crown, Justin Swan, Creative Director de Rainbow Six Mobile, e o tambpem brasileiro Fabricio Mombelli, Live Operations Director The Division Resurgence. Já os influenciadores mexicanos Monster Bin3r, Kim Bonilla e Mym Tum, que somam mais de 4 milhões de seguidores, virão ao evento pela Monster.

 

Monster Energy BGS Esports

 

A 14ª Brasil Game Show terá mais uma grande edição da Monster Energy BGS Esports, que promete agitar todos os dias do evento com partidas emocionantes e milhares de torcedores. A área da feira dedicada aos esportes eletrônicos terá finais presenciais de torneios de CS:GO e um inédito campeonato de Mortal Kombat 1 com oito dos melhores jogadores profissionais de Mortal Kombat do Brasil.

 

O calendário completo de competições da Monster Energy BGS Esports está composto da seguinte forma:

 

·               11/10, a partir das 19h40 – Campeonato Garena de Free Fire

·               12/10, a partir das 13h55 – Monster Energy BGS Esports CS:GO Feminino

·               13/10, a partir das 13h55 – Campeonato de Mortal Kombat One

·               14/10, a partir das 11h55 – Monster Energy BGS Esports CS:GO Masculino

·               15/10, a partir das 13h55 – Monster Energy BGS Esports CS:GO Masculino

Os torneios disputados na Monster Energy BGS Esports contam com o patrocínio de Monster Energy, Acer, Norton, Cup Noodles, Rank1 e AGON.

 

Jogos inéditos

 

Testar games que sequer foram lançados é uma das atividades preferidas dos visitantes da BGS, e nesse ano serão dezenas de oportunidades para os fãs. Entre os destaques estão:

 

·        Super Mario Bros. Wonder

·        Just Dance 2024

·        Prince of Persia: The Lost Crown

·        Rainbow Six Mobile

·        The Division Resurgence

·        Persona 5 Tactica

·        Persona 3 Reload

·        Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name

·        Like a Dragon: Infinite Wealth

·        Sonic Superstars

·        Endless Dungeon

·        Zenless Zone Zero

 

BGS Arcade Game Station

 

Com o patrocínio da Game Station, empresa pioneira no ramo de parques de diversão indoor, a BGS Arcade Game Station retorna ao evento renovada e com máquinas que vão agradar em cheio tanto jogadores nostálgicos quanto entusiastas de alta tecnologia. Ao longo dos cinco dias de feira, o público poderá aproveitar opções variadas de diversão rápida, com games retrô, simuladores, montanhas-russas em realidade virtual, brindes e muito mais. Serão quase 100 máquinas disponíveis para serem jogadas, e o espaço terá uma área exclusiva com a estrutura adaptada às necessidades sensoriais de pessoas de espectro autista e TEAs, que conta com massagem, máquinas de baixa luminosidade, abafadores, cordões de identificação e outras iniciativas focadas na inclusão de todos os gamers.

 

BGS Talks Record TV

 

BGS Talks Record TV é um espaço em que o público pode acompanhar apresentações, painéis e conversas com convidados estrangeiros e brasileiros. É a oportunidade para os gamers conhecerem melhor a trajetória, a profissão e a história de seus ídolos. Na edição desse ano, são 50 oportunidades para os visitantes acompanharem.

 

Veja a programação do BGS Talks Record TV

 

·        11/10, 15h – Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra

·        11/10, 16h – A SER ANUNCIADO

·        11/10, 17h – João Cappelli, diretor de voz e dublagem em “The Last of Us”

·        11/10, 18h – Alexey Pajitnov, criador do game “Tetris”

·        11/10, 19h – Kenny James, dublador do personagem Bowser

·        11/10, 20h – A SER ANUNCIADO

·        12/10, 13h – Beamon, streamer da Mec Inc.

·        12/10, 13h – Igor, streamer da Mec Inc.

·        12/10, 14h – Manolo Rey,           dublador do personagem Luigi em português

·        12/10, 14h – Bianca Alencar, dubladora da Princesa Uta ( “One Piece”)

·        12/10, 14h – Flávia Fontenelle, dubladora de Ashley Tisdale

·        12/10, 14h – Raphael Rossatto, dublador de Mario em português

·        12/10, 14h – Marco Ribeiro, dublador de “Home de Ferro” e “O Máskara”

·        12/10, 15h – Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra

·        12/10, 16h – A SER ANUNCIADO

·        12/10, 16h – Alexey Pajitnov, criador do game “Tetris”

·        12/10, 17h – A DEFINIR

·        12/10, 19h – Kenny James, dublador do personagem Bowser

·        12/10, 20h – Raphael Rossatto, dublador de Mario em português

·        12/10, 20h – Carina Eiras, dubladora da Peach em português

·        12/10, 20h – Marcio Dondi, dublador do Bowser em português

·        12/10, 20h – Manolo Rey, dublador

·        13/10, 13h – A SER ANUNCIADO

·        13/10, 14h – Takashi Iizuka, diretor criativo da série Sonic

·        13/10, 15h – A SER ANUNCIADO

·        13/10, 16h – Alexey Pajitnov, criador de “Tetris”

·        13/10, 17h – Naoki Yoshida, produtor de “Final Fantasy XVI”

·        13/10, 17h – Koji Fox, diretor de localização de “Final Fantasy XVI”

·        13/10, 18h – Ned Luke, ator de “GTA V”

·        13/10, 18h – Shawn Fonteno, ator de “GTA V”

·        13/10, 19h – A SER ANUNCIADO

·        13/10, 20h – A SER ANUNCIADO

·        14/10, 13h – A SER ANUNCIADO

·        14h/10, 14h – Nolan Bushnell, criador do Atari

·        14/10, 15h – Jun Senoue, compositor de músicas do game Sonic

·        14/10, 16h – A SER ANUNCIADO

·        14/10, 17h – Koji Fox, diretor de localização de “Final Fantasy XVI”

·        14/10, 17h – Naoki Yoshida, produtor de “Final Fantasy XVI”

·        14/10, 18h – Ned Luke, ator de “GTA V”

·        14/10, 18h – Shawn Fonteno, ator de “GTA V”

·        14/10, 19h – Jovem Nerd e Azaghal, fundadores do Jovem Nerd e da Nonsense Creations

·        15/10, 13h – A SER ANUNCIADO

·        15/10, 14h – Nolan Bushnell, criador do Atari

·        15/10, 15h – Jun Senoue, compositor de músicas do game Sonic

·        15/10, 16h – A SER ANUNCIADO

·        15/10, 17h – Koji Fox, diretor de localização de “Final Fantasy XVI”

·        15/10, 17h – Naoki Yoshida, produtor de “Final Fantasy XVI”

·        15/10, 18h – A SER ANUNCIADO

·        15/10, 19h – A SER ANUNCIADO

·        15/10, 20h – FRTTT, ex-pro player e streamer

 

BGS Meet & Greet TCL

 

Tradicional ponto de encontro entre fãs e ídolos, o BGS Meet & Greet TCL deste ano será patrocinado pela TCL-SEMP, marca líder global em tecnologia em TVs. A programação desse ano conta com a participação de dezenas de personalidades do mundo dos games, influenciadores digitais e celebridades, e é o espaço ideal para os visitantes garantirem fotos e autógrafos de nomes como Alexey Pajitnov, o criador do game “Tetris”; Nolan Bushnell, o inventor do console Atari, e Jun Senoue, compositor de músicas da trilha sonora da franquia Sonic.

A programação completa pode ser vista no site oficial da BGS ou no aplicativo do evento, que pode ser baixado para Android ou iOS.

 

BGS Cosplay Bauducco

 

Outra atração que não pode faltar na BGS é o concurso de cosplay, que este ano conta com o apoio da Bauducco e deve receber centenas de participantes ao longo do evento. Mais de 2.500 cosplayers foram credenciados previamente e poderão desfilar e interpretar seus personagens preferidos pelas ruas do pavilhão e no grande palco da atração, que mais uma vez terá a presença ilustre de grandes convidados entre os jurados. A cada dia da feira serão três baterias de competição, às 15h, às 17h e às 19h.

 

Avenida Indie

 

Um dos grandes objetivos da BGS é incentivar a indústria nacional de games e abrir espaço para que estúdios do país apresentem seus trabalhos para o grande público. Nesse ano, a Avenida Indie está maior, com estandes ainda mais criativos e muitas novidades para o público curtir, refletindo o excelente momento da indústria brasileira, que segue crescendo e ganhando a atenção de mercados internacionais.

 

Com mais de 40 estúdios já confirmados, a Avenida Indie desse ano terá a presença dos seguintes estúdios: Amazônia Viva, AOCA Games, Araplay, Bandsoft, Bitnamic, Capivara Prime, Combat Zone, Dango Games, Digital Hollywood, Dream Stories, Estudio Bolha, Gamer XP Arena, Good Dogs, Green Peace, Hermit Grab, Iamandu, Insane, Kaizaki, Kigurumi, Leonardo Interactive, Lumo, Médicos Sem Fronteira, O Culto, Orube, Paper Cut, Pepita, Quasares, QuByte, Red Studios, SculpByte, Sebrae RN, Senac SP, Shed Of Ideas, Skadi Studio, Sky falling, Stratera Studio, The Big Mark, Unhide, United Games, Vermillion, White Vortex, Xsolla

 

BGS Conference

Outra novidade do evento nesse ano é a BGS Conference, uma conferência multimarca que será realizada no palco principal da feira, dia 11/10, das 16h até as 17h30. Nesse evento de showcase, representantes de patrocinadores da BGS revelarão seus produtos e conteúdos para os mercados dos games e tecnologia. Entre as empresas que farão anúncios estão: Samsung, Ubisoft, TCL, Activision, Logitech, SEGA, Universal e Warner.

 

Equinox LATAM Game Awards

 

Além de testar grandes lançamentos, encontrar lendas da história dos videogames e assistir a campeonatos e shows eletrizantes, os visitantes da 14ª edição da Brasil Game Show poderão celebrar o talento e o sucesso de desenvolvedores de games da América Latina e do mundo todo na Equinox LATAM Game Awards 2023. A importante premiação que homenageia a indústria de toda a região será realizada pela primeira vez na BGS, e acontecerá no dia inaugural do evento, 11/10, no palco principal.

 

A escolha dos indicados e dos vencedores será conduzida exclusivamente pela Equinox Awards, e a cerimônia premiará mais de 40 categorias, incluindo desenvolvedoras, criadores e estúdio de língua espanhola e portuguesa, além do melhor jogo do ano, entre outras.

 

Video Game Orchestra

 

O palco da Brasil Game Show 2023 será tomado pelo mais puro rock n’ roll gamer. O renomado produtor musical japonês Shota Nakama e sua banda se apresentarão na BGS tocando interpretações de alguns dos maiores sucessos do mundo dos games, todos rearranjados com elementos de rock. As apresentações estão marcadas para quinta (12) e sexta (13), às 19h, no palco principal da BGS.

 

Sonic Symphony

 

A Sonic Symphony é uma das atrações mais aguardadas pelos fãs da Brasil Game Show em sua 14ª edição. O concerto oficial de “Sonic The Hedgehog”, desenvolvido pela SEGA, Soundtrec e SOHO Live, será apresentado no palco principal da feira no sábado (14) e no domingo (15), sempre das 19h às 21h. O show será orquestrado pelo produtor musical japonês Shota Nakama e o compositor da trilha sonora de Sonic, Jun Senoue.

 

Social

 

Anualmente a BGS participa de uma ação social que arrecada toneladas de alimentos para organizações não governamentais. Desde 2011, o visitante que doa 1kg de alimento não perecível tem direito de pagar metade do valor do ingresso. No fim do evento, todas as doações a organizações não governamentais. Neste ano, as entidades beneficiadas serão a Casa de David e a Casas André Luiz.

 

Ingressos

 

As entradas para quinta, sexta-feira e sábado (12, 13 e 14/10) da BGS já estão esgotadas.

 

ACER

 

A Acer do Brasil estará na Brasil Game Show 2023 com produtos Predator e Nitro. A marca estará presença nos estandes do KaBuM! e da Nuuvem oferecendo experiências gamers. Os visitantes poderão testar máquinas como Predator Helios 300 e Orion 5000, além de acessórios e monitores. No estande do KaBuM!, destacam-se produtos com processadores Intel de 13ª geração e teste exclusivo do jogo do Jovem Nerd, além de outros produtos da marca disponíveis no e-commerce do parceiro. Na Nuuvem, os produtos serão voltados para uma melhor experiência em jogos eletrônicos. A Acer também equipará os campeonatos no palco principal da BGS eSports com desktops Predator Orion 5000, demonstrando apoio ao cenário gamer no Brasil.