Nicho Oriental domina BGS 2024

Nicho Oriental domina BGS 2024

12/10/2024 Off Por Natan Uemura
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A Brasil Game Show (BGS) é conhecida por trazer novidades do mundo dos games e este ano o grande mérito é a inclusão de títulos de empresas orientais além das ocidentais e com a vantagem da amostra de lançamentos de maneira presencial exclusivamente para o público brasileiro.

Estandes diferenciados!

Ao observar o que a feira nos oferece, fica claro que os títulos ocidentais são uma minoria significativa. Percorrendo o evento, nota-se que poucos desses jogos estavam em evidência, com alguns até posicionados de forma discreta, como Star Wars Outlaws, que estava localizado no estande da Samsung. Em contraste, os títulos asiáticos dominavam, com estandes luxuosos, interativos, comparado as grandes feiras internacionais com a “extinta” E3 (Electronic Entertainment Expo) que finalizou suas atividades em 2019, muitos deles bem conhecidos pelos jogadores desse nicho.

Dentre as novidades vindas do Japão, estava a demonstração de Fatal Fury: City of the Wolves no estande da SNK, continuação de Garou: Mark of the Wolves, que será lançada em abril de 2025. Na demo, era possível jogar com quatro personagens e testar diferentes estilos de luta.

No estande da ArcSys, além de apresentarem o já lançado Guilty Gear Strive — que estava na feira para anunciar a DLC da personagem Dizzy —, também era possível conferir o beat ‘em up Double Dragon Revive e o jogo baseado no anime Hunter x Hunter.

A SEGA também marcou presença novamente, desta vez promovendo o filme Sonic 03, com alguns pôsteres espalhados pelo local. As demonstrações incluíam títulos de peso, como Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii, Metaphor: ReFantazio e Sonic X Shadow Generations, todos concentrados em uma área específica do estande.

Desta vez, a Nintendo não trouxe seus lançamentos mais recentes, focando apenas em títulos já conhecidos como Mario Wonder. Além disso, alguns totens apresentavam emuladores dos consoles clássicos da empresa, como o Super Nintendo (SNES).

O estande da Nintendo era um dos maiores, porém com a saída da rival da empresa Sony e Microsoft, ela acabou se sobressaindo. No local além dos games era possível participar de outras atividades como subir em um palco pra dançar no Just Dance.

No ano de 2024 tivemos o lançamento de mais um “rival” de Pokémon no Japão, Palworld que acabou participando da BGS, marcando pela primeira vez um competidor inesperado para a empresa criadora dos monstrinhos de bolso, mas diferente dela o local não era tão grande, mas se destacava pelo pôster gigante.

Na terra dos dragões!

Saindo da esfera Japonesa, o mercado de jogos eletrônicos Chineses começou a marcar presença no local fazem alguns anos, com a desenvolvedora Mihoyo criadora do Honkai Impact 3rd, Genshin Impact e Honkai Star Rail estando presente mais uma vez. Dessa vez com um estande menor focado apenas no Genshin, ficando logo do lado dela o de outra marca com produtos relacionados a Star Rail. E o que acabou virando marca registrada anteriormente que eram as brincadeiras acabaram sendo reduzidos, mas isso não impediu que o local ficasse locado de fãs e de cosplayers, alguns de personagens e outros baseados em alguma brincadeira que os fãs fazem na internet.

Vinda da China em uma turnê mundial e pela primeira vez no Brasil, a Gryphline trouxe Arknights: Endfield, sequência do Arknights lançado para celulares, e POPUCOM. No evento, foi possível conferir ambos os jogos por um tempo limitado, além de ganhar brindes relacionados a eles e tirar fotos com cosplayers e o mascote de POPUCOM.

Como nos anos anteriores, houve a participação de lojas focadas em vender componentes de computadores ou produtos relacionados a times de e-sports. Além disso, os visitantes podiam ganhar brindes, seja quando os apresentadores os jogavam para o público do palco, ou ao participar de brincadeiras. A novidade deste ano foi a presença de vários carros, com destaque para o AE86 Trueno, famoso pelo anime e mangá Initial D, que estava em exposição para promover um jogo de corrida baseado em drifts.

Para os amantes do papel, uma desvantagem do evento foi a ausência do mapa impresso que normalmente é entregue aos visitantes. Agora, os mapas estavam espalhados pelo Expo Center Norte em totens. No entanto, isso não representou um grande problema, já que localizar as atrações não era muito difícil, pois elas estavam relativamente próximas umas das outras. Mesmo assim, não foi possível evitar as aglomerações habituais, principalmente nas áreas que dividiam os espaços de jogos e outros produtos.

Com o fortalecimento de nações como Japão, China e Coreia do Sul no setor de criação de conteúdo, é natural que, nos últimos anos, a indústria do entretenimento nos Estados Unidos esteja perdendo força, tanto devido a polêmicas quanto a produtos que não atendem às expectativas dos consumidores.

No geral, esta edição foi bastante diferente do tradicional, algo que pode desagradar os fãs de produções europeias ou estadunidenses. No entanto, para aqueles que sempre sonharam em ver produções do extremo oriente em destaque, é um prato cheio, evidenciando uma tendência que tem se tornado clara na indústria nos últimos anos.