Não perca a série Cobra Kai, breve na Netflix
15/08/2020Recentemente a Netflix anunciou que assumiu a produção da 3ª temporada de Cobra Kai. Além disso, o licenciamento das duas primeiras temporadas da série, deixarão o Youtube, para migrar para o serviço de streaming.
A mudança vem juntamente com uma alteração da política do streaming do Youtube, a série foi a única produção original do serviço a realmente dar certo e a Netflix aproveitou a chance em adquirir os direitos.
Com isso, a data de estreia na Netflix é de 28 de Agosto. Já a 3ª temporada de Cobra Kai, deve chegar no catálogo até o final de 2020 (talvez).
Se existe um filme que eu posso falar com propriedade, Karatê Kid – A Hora da Verdade é um desses.
Perdi a conta de quantas vezes assisti a versão de 1984 na Globo e depois a sequência Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua também nos cinemas.
E duvido quem não tenha corrido para uma academia de carate mais próxima a fim de praticar alguns golpes.
Karate Kid é um daqueles clássicos filmes “imexíveis” dos anos 80.
Infelizmente a terceira parte de 1989, Karatê Kid 3: O Desafio Final, apesar de contar com a presença de Ralph Macchio e Pat Morita foi um tremendo bola fora e não alcançou o mesmo sucesso.
Em uma tentativa de fazer um reboot, agora sem o protagonista Ralph Macchio, em 1994 Pat Morita, novamente como o mestre Miyagi, treina uma garota em Karatê Kid 4: A Nova Aventura, sai Ralph Macchio entra Hilary Swank como Julie Pierce.
Em 2010 eles fizeram um reboot com o incrível ator de artes marciais Jackie Chan, com uma ideia bem parecida com o original, porém…
Dre Parker (Jaden Smith) é um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular da cidade de Detroit, Estados Unidos, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a cidade de Pequim, na China.
No novo país, Dre se apaixona pela sua colega de classe Mei Ying, que torna-se sua amiga, mas as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o aluno mais brigão da sala e prodígio do Kung Fu, Cheng, torne-se seu inimigo, fazendo com que Dre sofra bullying nas mãos dos amigos de Cheng, sem poder reagir. Sem amigos na nova cidade, Dre não tem a quem recorrer exceto ao zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre do Kung Fu.
À medida em que Han ensina a Dre que o Kung Fu é muito mais que socos e habilidade, mas sim maturidade e calma, Dre percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida. E os ensinamentos de seu mestre explicam o que é o verdadeiro Kung-Fu. Sim, vocês leram certo, Kung-Fu não carate. Bem, deu no que deu.
Mas a franquia não estava perdida no esquecimento e nos reboots mal planejados, eis que em no dia 2 de maio de 2018 no YouTube Premium estreou uma série de televisão que aconteceu 34 anos depois do filme original e segue a reabertura do dojo de karatê Cobra Kai, por Johnny Lawrence e a reativação de sua antiga rivalidade com Daniel LaRusso. A série foi criada por Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, e Josh Heald e é estrelado por Ralph Macchio e William Zabka, que reprisam seus papéis dos filmes.
Sobre a série, sem spoilers.
Não duvide que Cobra Kai é uma pérola e uma esperança em meio a tantos reboots caça níqueis dos anos 80.
Com um roteiro incrível e que demonstra acima de tudo respeito pela história original, Cobra Kai vai além e apesar de ter como base a rivalidade entre Daniel e Johnny demonstra que eles são “gente como a gente”. Sentem medo, insegurança, pagam contas e tem responsabilidades sobre a família, mais precisamente no relacionamento entre pais e filhos. O que torna a rivalidade no esporte um avanço sobre a complexidade de lidar com o pior e o melhor da vida.
Pat Morita, o eterno Sr. Miyagi, não está presente – a ator faleceu em 2005 – porém a presença do mestre está em cada canto, em cada referência, tornando a experiência em assistir Cobra Kai uma das mais honradas homenagens.
Abaixo mais algumas curiosidades sobre o filme Karate Kid de 1984.
- A produção não queria que Pat Morita fizesse o papel de Sr. Miyagi – a preocupação era que o ator não passasse a imagem desejada. Morita era ator de comédia e precisou inventar um sotaque e pôr uma barba para convencer os produtores.
- Ralph Macchio, o Daniel, já tinha 22 anos quando o filme foi gravado – ninguém acredita!
- Na cena em que Daniel se exibe para Ali na praia, num jogo de futebol, ele acaba dando uma bolada de verdade na cara de Freddy. Veja no vídeo:
- Ralph Macchio apanhou pra valer em algumas cenas – todas sem querer, obviamente.
- Algumas paisagens mostradas no filme continuam as mesmas, mais de 30 anos depois.
- Chuck Norris nunca foi convidado para o papel de Cobra Kai John Kreese (o vilão da história) – ao contrário do que dizem os boatos.
- A famosa cena do chute na praia não foi gravada pelo Sr. Miyagi, mas sim por um dublê faixa preta. Esse mesmo dublê aparece no confronto final.
- Parte do elenco se reuniu em 2007, mais de 20 anos depois, para gravar este divertido clipe:
- Ralph Macchio continua com a mesmíssima cara. Encontra ele lá no Twitter.
- Para quem é fã de verdade, no YouTube tem nada menos que 10 minutos de ensaios do filme.
- Elizabeth Shue trancou a faculdade em Harvard para fazer parte do elenco. Ela interpreta Ali.
- O papel de Daniel foi pensado para o ator Sean Penn. Como queria fazer filmes mais maduros, ele recusou.
- Depois, cogitaram chamar Charlie Sheen, que também recusou.
- Kyle Eastwood, filho de Clint Eastwood, concorreu ao papel de Daniel LaRusso, mas não foi chamado. Em retaliação, o pai baniu a presença de Coca-Cola nos sets de seus filmes (o estúdio que gravou Karate Kid pertencia à gigante dos refrigerantes na época).
- Como o estúdio pertencia à Coca-Cola, os atores eram obrigados a fazer publicidade dos produtos. Ralph Macchio era contra essa prática, e atrapalhou o máximo que pôde.
- Na cena de abertura, as crianças que correm acenando para o carro moravam ali de verdade. Elas estavam atrapalhando as gravações quando o diretor resolveu incluí-las nas filmagens.
- Para filmar cenas em que aparecia cara a cara com Daniel, o Sr. Miyagi precisava subir num caixote de 10cm de altura.
- Os shortinhos usados por Daniel viraram febre nos anos 80.
- O roteiro de Karate Kid surgiu depois que o produtor Jerry Weintraub ouviu a história real de um jovem que sofria bullying e resolveu virar mestre em artes marciais.
- A música do filme foi escrita originalmente para Rocky III.
- Segundo a Veja, o primeiro Karate Kid foi exibido na sessão da tarde 13 vezes, e o segundo Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua, 10 vezes.
- Ralph Macchio machucou o joelho de verdade na cena final, e ele manca até hoje.
- Nenhum dos atores sabiam Karate, pode ser que até hoje as coreografias sejam consideradas simples, mas na época eram awesome.
- O carro que Daniel é obrigado a polir, foi entregue pelos produtores do filme a Ralph Macchio — e ele ainda guarda o veículo com o maior carinho. O carro em questão é um Ford Super Deluxe, fabricado em 1948.
- Karate Kid também teve uma série em desenho animado, em 1989 com somente 13 episódios.
- Karatê Kid é o nome de um personagem de quadrinhos. A DC Comics deu permissão para a Columbia Pictures usar o nome no filme. No fim dos créditos há um agradecimento especial para a editora.
- Em 1986 a música The Glory of Love de Peter Cetera, tema do segundo filme concorreu ao Oscar, não levou.