53% dos consumidores brasileiros com acesso à internet se sentiriam confortáveis com drones realizando entregas

53% dos consumidores brasileiros com acesso à internet se sentiriam confortáveis com drones realizando entregas

31/07/2018 Off Por Surya
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Worldpay apresenta o Drone Pay proof-of-concept, um protótipo para combater fraudes nas encomendas


São Paulo, 30 de julho 2018 – Uma pesquisa da Worldpay, conduzida pela Opinium, revela que mais da metade (53%) dos consumidores brasileiros com acesso à internet se sentiriam confortáveis caso drones fizessem a entrega de produtos. Esse entusiasmo também demonstra o potencial para novos negócios e, por isso, os pesquisadores da empresa estão analisando o uso da tecnologia de drones no combate ao crescimento de fraudes nas encomendas. A companhia de processamento de pagamentos acaba de apresentar o design de um protótipo que ajudaria a abrir caminho para entregas feitas por drones em todo o mundo.

O Drone Pay proof of concept, da Worldpay, usa a tecnologia de pagamentos com cartão, EMV contactless*, para verificar a identidade do destinatário da mercadoria, garantindo que foi entregue no endereço correto e para a pessoa certa. Essa tecnologia é incorporada a uma espécie de local de pouso para o drone, emitido na forma de um tapete. Quando o drone pousa para deixar o pacote, a tecnologia de cartão dentro do tapete lê automaticamente todos os detalhes sobre o consumidor no local de pouso. Se os dados do destinatário no cartão conferirem com aqueles do local de pouso, a encomenda é liberada.

A crescente popularidade de compras online no Brasil aumentou o número de entregas e a expectativa é atingir R$ 29.6 bilhões em 20221 e multinacionais como DHL Group, FedEx, Nippon Express, e UPS, e a estatal Correios, estão de olho nessa expansão. Em 2017, o mercado brasileiro de eCommerce teve incremento de 7,5% com faturamento de R$ 47,7 bilhões e deve continuar a avançar em 12% para R$ 53,5 bilhões este ano2. Porém, uma consequência natural deste crescimento tem sido o aumento de fraudes online.

O protótipo da Worldpay demonstra como a tecnologia de drones pode ajudar os varejistas a oferecer uma melhor experiência, proporcionando uma entrega mais confiável. Um levantamento recente feito pela empresa de processamentos de pagamentos apontou uma forte oportunidade para o uso de drones no Brasil com a entrega de produtos e coletas de outros para devolução, além disso, poderia criar mais empregos, levando-se em conta o gerenciamento e controle desses novos equipamentos. De acordo com o estudo, quase metade (49%) dos brasileiros acreditam que os robôs e drones poderão oferecer mais oportunidades de trabalho no futuro. O mercado também sugere que está pronto para o serviço de entregas com essa tecnologia, já que mais de 40.000 drones são legalmente usados no país3. Por meio do uso de drones para entregas, os varejistas poderão disponibilizar uma série de métodos de pagamentos. Isso reduziria exponencialmente a taxa de 63,4% de brasileiros que abandonam seu carrinho de compras online por conta da estimativa de tempo, muito alta, para entregar o produto3.

Pessoas mais velhas são mais abertas a novas tecnologias no Brasil. De acordo com a pesquisa da Worldpay, 62% dos entrevistados com mais de 55 anos de idade aceitariam ter um drone coletando itens para devolução; entre pessoas com 18 a 34 anos de idade essa taxa fica em 50%. O índice é maior que países como Reino Unido (37%) e os Estados Unidos (40%), para consumidores com mais de 55 anos de idade. O levantamento também revela que 34% dos consumidores brasileiros estão animados com o uso de drones no futuro. Isso indica que os varejistas têm grandes possibilidades ao oferecer serviços variados no eCommerce, ajudando a elevar a confiança dos brasileiros na tecnologia de drones.Segundo Juan D’ Antiochia, gerente-geral da Worldpay para América Latina, os consumidores brasileiros estão abertos a novas tecnologias e o mercado precisa impulsionar tendências a fim de disponibilizar opções de entrega seguras e inovadoras, como o Drone Pay, no sentido de expandir os métodos de pagamento.

“Sem dúvidas há um enorme potencial para o mercado quando a entrega feita por drones se tornar uma realidade. Além dos benefícios com a redução de custos, os drones também podem ser a resposta para diminuir congestionamentos e poluição, além de agilizar o tempo de entregas. Nossos dados sugerem que os consumidores estão cada vez mais abertos à ideia das entregas feitas por drones, porém há ainda desafios logísticos que precisam ser endereçados antes que se torne um ponto importante do varejo. O peso dos pacotes e distância aérea são barreiras em potencial para a adoção, assim como, garantir que as encomendas sejam entregues corretamente ao consumidor”.

“É aqui que tecnologia de pagamentos tem um papel importante: ao verificar a identidade do destinatário antes da liberação da encomenda. Nossa prova de conceito é um exemplo de como a tecnologia pode responder a problemas comuns associados à entrega em domicílio. O número de encomendas em trânsito só tende a aumentar a medida que as compras online têm se tornado um canal de escolha dos consumidores brasileiros. Os varejistas precisam explorar novas formas de inovação em sua cadeia de ofertas no sentido de atender a essa demanda” conclui Juan D’ Antiochia.

 

* EMV funciona no Europay, MasterCard e Visa, e também é um padrão global para cartões de crédito e débito que usam chips de computador para autenticar (e proteger) transações com chip-cards.

Delivery market reach

Ebit/Webshoppers Research

Estimations by Statista Latin America

Sobre a pesquisa

O levantamento, conduzido pela consultoria de pesquisas Opinium, em junho de 2017, ouviu 20 mil consumidores em 10 países sobre sua relação com Internet das Coisas (IoT), especificamente, o quão confortáveis estão com o conceito de drones e se estariam satisfeitos em permitir que essas máquinas realizassem entregas de encomendas ou coletassem itens. No Brasil, 2.014 pessoas foram entrevistas entre os dias 16 e 21 de junho de 2017.

Sobre o Drone Pay

O Drone Pay é um protótipo desenvolvido pelo time de inovação da Worldpay no sentido de entender como a tecnologia de pagamento pode ser usada para criar entregas e atendimentos mais seguros para varejistas online, além de adicionar uma camada de autenticação de compra. A prova de conceito usa a tecnologia de pagamentos com cartão, EMV contactless, para verificar a identidade do destinatário da mercadoria. A tecnologia é independente de drones e simplesmente se encaixa no modelo de drone. O drone original permanece inalterado.

Sobre a Worldpay, Inc.

A Worldpay, Inc. (NYSE:WP; LSE: WPY) é líder em pagamentos com capacidade única para estimular o omni-commerce global, para qualquer pagamento e em qualquer lugar. Com o mais alto padrão da indústria, tecnologia integrada e incomparável, a Worldpay oferece aos clientes um conjunto abrangente de produtos e serviços globais, entregues por meio de um único provedor.

Anualmente, a Worldpay processa mais de 40 bilhões de transações através de mais de 300 tipos de pagamento em 146 países e 126 moedas. A estratégia de crescimento da empresa inclui a expansão em mercados de alto crescimento, verticais e segmentos de clientes, incluindo o eCommerce global, pagamentos integrados e B2B.

A Worldpay, Inc. foi formada em 2018 por meio da união dos adquirentes comerciais n. ° 1 nos EUA e no Reino Unido, Vantiv, Inc. e Worldpay Group plc. A Worldpay, Inc. negocia na NYSE como “WP” e na Bolsa de Valores de Londres como “WPY”.

Mais informações: www.worldpay.com/global