Movimento Maio Amarelo ganha versão kids com jogo e concurso cultural
10/05/2018[widget id=”yuzo_widget-4″]
Iniciativa de educação para o trânsito desenvolvida pela ZOOM em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária planeja engajar mil escolas, promovendo a integração de alunos e familiares na temática da mobilidade urbana em ambiente lúdico e desafiador.
A violência no trânsito mata tanto quanto a violência pública no Brasil. Esta afirmação é fruto de uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, apontando que, a cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima no trânsito, enquanto a violência pública subtrai uma vida a cada 10 minutos. No ranking mundial, o país ocupa o quinto lugar em números de vítimas fatais da imprudência ao volante. Diante deste cenário preocupante, a ZOOM education for life se uniu ao Observatório para promover o Maio Amarelo Kids, uma iniciativa alinhada ao tema do Movimento Maio Amarelo 2018, “Nós somos o trânsito”, e dirigida ao público estudantil do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental e suas famílias.
A ZOOM desenvolveu o Maio Amarelo Kids propondo o aprendizado sobre os conhecimentos de trânsito por meio de um jogo lúdico e interativo, premiando os mais bem colocados na competição por meio de um concurso cultural. A ideia central da iniciativa é que os alunos participantes se tornem multiplicadores do aprendizado proposto pelo game. Assim, a ZOOM convoca escolas públicas e privadas de todo o país a participarem do Maio Amarelo Kids, convidando seus alunos a refletirem sobre a mobilidade urbana e por um trânsito mais seguro. Não há custo para as escolas, que podem inserir a atividade tanto no modelo extracurricular como dentro das aulas, em disciplinas como Geografia, Matemática, Artes, Português e Teatro, por exemplo.
Com a iniciativa, a ZOOM espera conquistar a adesão de mil escolas e auxiliar na compreensão de cerca de 100 mil crianças em relação aos elementos e às situações vivenciadas nas vias públicas, tanto na condição de pedestre como na de passageiro, consciente de que o grande desafio dos professores é educar por meio de exemplos concretos, contextualizando a situação para os alunos. “Acreditamos que a educação para o trânsito deve ser iniciada nas escolas, e deveria estar incluída às matérias curriculares, pois está vinculada às questões sociais, à construção da cidadania, envolvendo diferentes aspectos da convivência coletiva”, diz Marcos Wesley, presidente da ZOOM.
Mesmo não sendo motoristas, as crianças participam ativamente do trânsito, como pedestres, passageiros, ciclistas ou skatistas. No entanto, normalmente, somente aos 18 anos é que começam a ser educadas para o trânsito, para a carteira de habilitação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes de trânsito são a segunda principal causa da morte de crianças e adolescentes brasileiros de 10 a 19 anos.
Como participar
Para participar do Maio Amarelo Kids é muito simples. Educadores ou responsáveis de escolas públicas ou privadas de todo o país devem realizar o cadastro da instituição de ensino pelo site www.maioamarelokids.org.br. A escola adquire pontos com a pontuação de cada aluno participante e ao desenvolverem ações de educação para o trânsito para os alunos e comunidade do entorno. Para jogar, os alunos e seus familiares precisam baixar gratuitamente por meio de tablets e smartphones Android o App Maio Amarelo Kids, disponível no Google Play.
Jogo e concurso
O jogo traz um mapa de uma cidade e, a cada semana do mês de maio, apresenta novos desafios relacionados ao tema de mobilidade urbana para as crianças resolverem, promovendo a análise crítica de situações cotidianas em um ambiente lúdico e interativo. O aluno ganha pontos a cada desafio acertado, podendo aumentar a sua pontuação com outras ações relacionadas ao jogo, por exemplo, incentivando seus pais a assistirem animações educativas sobre mobilidade urbana.
Além do ambiente de jogo proposto para a criança, a família tem um painel em que pode acompanhar seu desenvolvimento. “O projeto incentiva a discussão da mobilidade em conjunto com crianças, familiares e instituições de ensino por meio de ferramentas digitais ou presenciais, em espaços públicos ou privados, visando promover uma conscientização e contribuir para uma sociedade mais saudável e gerações mais conscientes sobre o tema”, enfatiza Marcos Wesley.
Para aumentar o engajamento da criança, o App Maio Amarelo Kids permite que ela crie o seu avatar na plataforma, além de oferecer itens especiais do jogo para que ela personalize ambientes, como o seu próprio quarto. O concurso cultural será encerrado em 31 de maio de 2018. A ZOOM dividiu a estratégia de premiação por região para que haja vencedores em todo o Brasil. Em junho, serão divulgadas as crianças e escolas vencedoras, que serão premiadas, respectivamente, com conjuntos de minifigures LEGO Education e conjuntos educacionais LEGO Education, lembrando que as instituições de ensino precisam estar devidamente cadastradas no site Maio Amarelo Kids (www.maioamarelokids.org.br).
Sobre a ZOOM education for life
Há 22 anos, a ZOOM education for life propõe um modelo diferenciado de educação, focado no desenvolvimento do potencial criativo de crianças, jovens e adultos ao adotar a metodologia do aprender fazendo, que faz com que os alunos sejam colocados como protagonistas de seu próprio aprendizado, expandindo competências e agregando atitudes e valores para toda a vida. Desde 2016, a empresa vem investindo forte na Cultura Maker, criando projetos e produtos nos quais os estudantes se apropriam de muitos saberes antes limitados aos técnicos e engenheiros.
A ZOOM é pioneira e líder no segmento da robótica educacional. Seus programas curriculares e extracurriculares são resultado de forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem e na formação e acompanhamento presencial dos educadores para o sucesso na aplicação com os alunos.
Os Programas Educacionais da ZOOM buscam transformar a sala de aula em um ambiente no qual os seus alunos se sintam instigados a conectar, construir, analisar e continuar aprendendo, trabalhando com atividades lúdicas e desafiadoras. Como resultado, a ZOOM se tornou líder no segmento da Cultura Maker e STEM (Science, Tecnology, Engineering and Math).
A ZOOM Já atendeu mais de 2,5 milhões de estudantes em mais de 8 mil escolas de todo o Brasil, incentivando mais de 150 mil educadores a se engajarem nessa nova forma de ensinar e aprender.