Museu da Empatia chega ao Brasil com o patrocínio do GNT

Museu da Empatia chega ao Brasil com o patrocínio do GNT

13/11/2017 0 Por Surya
Spread the love

[widget id=”yuzo_widget-4″]

O GNT é o patrocinador oficial do Museu da Empatia, que abre suas portas, em São Paulo, entre os dias 18 de novembro e 17 de dezembro. O projeto original de Londres, com o nome de Empathy Museum, tem o intuito de proporcionar momentos para que o público veja a vida sob perspectiva de outras pessoas, buscando explorar como a empatia pode transformar as relações interpessoais, inspirar mudanças de atitude e até contribuir para enfrentar desafios globais como preconceitos, conflitos e desigualdade. Será um espaço para aprender com os outros e entender uns aos outros.

Além disso, no dia 14, de 8h30 às 17h, terá um esquenta das programações do Museu da Empatia com o “Seminário Desafio: Transformações sociais e culturais pela Empatia”, no auditório MAM, do Parque do Ibirapuera. O evento contará com a participação do cineasta e diretor João Jardim – dos programas “Liberdade de Gênero” e “Família e Família”, entre outros, do GNT, às 14h, no painel “Empatia na visão e no comportamento dos brasileiros”. O painel terá mediação da repórter especial do “Saia Justa” Barbara Gancia.

O Museu da Empatia já esteve, em versão pocket, no TEIA, evento do GNT (gratuito e aberto ao público), realizado em julho deste ano, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A exposição é um projeto da artista Clare Patey, em colaboração com o filósofo e escritor Roman Krznaric, e tem curadoria do Intermuseus (em conjunto com Artsadmin, British Council e Instituto Alana).

 

GNT exibe documentários que envolvem o tema empatia

Patrocinador do Museu da empatia no Brasil, que será inaugurado no dia 18 de novembro, o canal prepara uma programação especial sobre empatia 

No dia 12 de novembro, à 0h30, vai ao ar no GNT o documentário União Pelo Esporte, que conta a história de um grupo de imigrantes somalis que vive na Suécia. Eles formaram a primeira seleção de bandy – esporte coletivo de inverno, semelhante ao hóquei no gelo, da Somália –, lutaram contra o preconceito da sociedade sueca e fizeram história através do esporte.

Já no dia 19 de novembro, estreia à 0h30 o documentário Sweatshop: Moda a Qualquer Custo.  Três jovens blogueiras de moda foram a Phnom Penh, capital do Camboja, e vivenciaram por um mês a realidade das costureiras locais, se deparando com as difíceis condições das fábricas de roupas.

Por fim, no dia 26 de novembro, à 0h30, o canal exibe o documentário David Beckham – For The Love Game, que mostra o ex-jogador de futebol David Beckham, em seu maior desafio da vida: jogar futebol em todos os sete continentes e voltar ao Reino Unido antes da partida beneficente com diversos atletas famosos, realizada no fim do ano passado em Manchester. Essa épica jornada leva David a 11 países em 13 dias.

Ainda na programação do GNT, na quarta, dia 22, às 21h30, é a vez das apresentadoras do Saia Justa exercitarem a empatia. Elas vão discutir se são, ou não, capazes de estar por inteiro no lugar do outro. Já no Papo de Segunda do dia 27, às 21h30, Xico Sá vai até à instalação “Caminhando em seus sapatos” do Museu da Empatia, em São Paulo, para mostrar e vivenciar um pouco da experiência. A instalação ficará na Bienal de São Paulo no Parque Ibirapuera, entre os dias 18 de novembro e 17 de dezembro.