No “Dia Nacional da Televisão”, saiba mais sobre a HBO no Brasil
11/08/2017[widget id=”yuzo_widget-4″]
“It’s not TV, it’s HBO”, diz o slogan. Isso porque a empresa é muito mais do que uma exibidora de filmes e séries; ela é também pioneira na produção de conteúdo premium, contribuindo para o desenvolvimento da indústria audiovisual no país. Desde a chegada da empresa ao Brasil até os dias de hoje, a HBO oferece espaço para roteiros originais e produções inovadoras que exportam a cultura e criatividade brasileiras para outros países.
Para comemorar o “Dia Nacional da Televisão”, celebrado em 11 de agosto, reunimos fatos importantes e curiosos dessa empresa que conquista fãs em todo o mundo.
A HBO (Home Box Office) está no ar há 46 anos nos Estados Unidos e 25 anos na América Latina lançando o seu canal por assinatura na América Latina em 1991. No Brasil, o canal começou sua operação em 1994.
Naquela época, as produções da América Latina eram principalmente novelas e algumas comédias realizadas por grandes produtoras. A HBO Latin America mudou essa realidade a partir de 2004, quando estreou Epitáfios. Desde então, o canal já produziu mais de 500 horas de conteúdo na região. Isso elevou a qualidade da programação local, que se reflete na conquista de 38 prêmios internacionais, além de 75 indicações.
E parte desse conteúdo é totalmente brasileiro.
A primeira série original 100% brasileira, Mandrake, estreou em 2005. Atualmente, a HBO Latin America totaliza mais de 40 produções e coproduções no país, incluindo as séries Filhos do Carnaval, Alice,Mulher de Fases, O Negócio, PSI, Magnífica 70, O Hipnotizador, A Vida Secreta dos Casais – que estreia em 1º de outubro -, e o especial Greg News com Gregório Duvivier.
Algumas das séries alcançaram reconhecimento além da América Latina, como é o caso de Magnífica 70, que teve uma ótima resposta na Espanha e no Reino Unido. Ambientada na época da Boca do Lixo, a produção foi muito elogiada por sua linguagem cinematográfica. Tal sucesso fez com que Simone Spoladore, nossa Dora Dumar, fosse reconhecida na rua por fãs europeus.
As atrizes de O Negócio também já passaram por situação semelhante nos Estados Unidos. Rafaela Mandelli, Michelle Batista, Aline Jones e Juliana Schalch foram paradas na rua para dar autógrafos a admiradores americanos da série.
Aliás, O Negócio é uma das séries preferidas do público na América Latina – trata-se da segunda produção mais assistida na plataforma de entretenimento digital HBO GO, atrás apenas de Game of Thrones. Já na TV, O Negócio é a série brasileira mais vista nesses 25 anos de HBO Latin America. Alice eMagnífica 70 completam a lista das preferidas do público latino-americano.
Com tantas produções locais, a HBO também é reconhecida por descobrir e valorizar os talentos nacionais. Entre diversas apostas bem sucedidas, destacamos três mulheres que brilharam na HBO. Erika Mader, de Mandrake, revelou-se uma grande atriz ao interpretar a ninfeta Bebel, com suas complicadas cenas de sexo e nudez. Andreia Horta ganhou destaque nacional e na América Latina ao protagonizar a série da HBO Alice, em 2008. Logo depois, ela conquistou trabalhos importantes na TV e no cinema. Já Juliana Schalch, de O Negócio, ganhou maior projeção como atriz por sua interpretação da garota de programa Luna.
Entre atores, diretores, roteiristas e produtores, a HBO sempre está disposta a apostar em novos talentos criativos. E sua preocupação em trabalhar com os melhores profissionais do mercado vem do seu compromisso em oferecer conteúdo de qualidade e da importância que a empresa atribui à produção audiovisual de cada país em que se instalou. No Brasil, esses mais de 12 anos de investimento em produção nacional são apenas o começo de uma trajetória construída com muito trabalho e dedicação.