CCBB São Paulo apresenta o Festival “BUSTER NO BRASIL: CINEMA INFANTOJUVENIL”
04/07/2017Pela segunda vez sediado no Centro Cultural Banco do Brasil o festival de cinema infantojuvenil é um dos mais importantes eventos do gênero na Europa.
Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a segunda edição do festival BUSTER NO BRASIL: CINEMA INFANTOJUVENIL”. Com uma programação de 36 filmes, entre os dias 5 e 24 de julho, serão exibidos curtas, longas-metragens e episódios para a TV, com ênfase em produções da Dinamarca, Suécia, Alemanha e Brasil. Esta edição brasileira do festival é realizada com apoio do Instituto Cultural da Dinamarca e começa no Rio de Janeiro de 28 de junho a 16 de julho e depois segue para Brasília de 11 a 30 de julho.
Uma opção para os pequenos que ficam em São Paulo, durante as férias escolares, o festival BUSTER NO BRASIL: CINEMA INFANTOJUVENIL” reúne no CCBB filmes para crianças a partir de 3 anos, com duração reduzida e atividades com recreadores. Estão programadas oficinas gratuitas de cinema para educadores e crianças. Todas os filmes para o público infantil são dublados ou sem diálogos (a exceção são as produções adolescentes, legendadas).
O grande destaque desse ano é a animação “Hannibal & Jerry”, da dupla de diretores Steen Rasmussen e Michael Wikke, clássico do cinema infantil dinamarquês que completa 20 anos em 2017; para a série sueca “Jazzoo”, exibida no Festival de Berlim, que combina o jazz do quinteto Oddjob com histórias de animais; e para a animação sueca “O Reino do Rei Pena”, inédita nos cinemas brasileiros, escrita por roteirista da série “Borgen” e com direção do dinamarquês Esben Toft Jacobsen.
A programação também inclui produções brasileiras, como as pré-estreias de “Peixonauta – O Filme” e de “As Aventuras do Pequeno Colombo”, além da versão europeia de “Amazônia”, sem diálogos, nunca exibida no país.
A seleção privilegia produções que o público infantil dificilmente veria nos cinemas brasileiros. Além do potencial de entretenimento, os filmes da programação procuram abrir uma janela para que os pequenos possam conhecer novas culturas – da Dinamarca ou de outros lugares do mundo – ou viajar para terras muito distantes em aventuras fantásticas. O objetivo é formar novas plateias e encorajar os jovens espectadores a serem criativos, críticos e curiosos.
FILMES:
PROGRAMA ANIMAIS ANIMADOS
Os curtas deste programa são recomendados para crianças a partir de 3 anos
Duração: 24 minutos
Sem diálogos
* Sessões acompanhadas de atividades recreativas
Polvo (Octopus)
País: Alemanha
Direção: Julia Ocker
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
Fazer um bolo não é problema quando se tem oito braços, mas o que se pode fazer quando um dos tentáculos começa a Ter ideias próprias sobre o que deve entrar na receita?
Crocodilo (Crocodile)
País: Alemanha
Direção: Julia Ocker
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
O pobre crocodilo não está se dando muito bem ao tentar comer pretzels: seus braços são muito curtos. Mas por sorte a ajuda está a caminho.
Bat-hora (Bat Time)
País: Alemanha
Direção: Elena Walf
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
Não é fácil ser um animal noturno quando os outros bichos só estão acordados durante o dia: quem sobra para brincar? Por sorte o morcego encontra alguém que também gosta de se divertir à noite.
Bebê Hipopótamo (Hippo Hop)
País: Alemanha
Direção: Patxi Exequiel Aguirre
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
O pequeno hipopótamo ainda não aprendeu a nadar e, quando entra com sua mãe no rio, sempre afunda. Quatro peixinhos se dispõem a ajudá-lo.
Vaca (Cow)
País: Alemanha
Direção: Julia Ocker
Ano: 2013
Duração: 4 minutos
À noite, a vaca sonhou que estava voando entre as nuvens. Quando acordou, percebeu que suas manchas haviam desaparecido. Onde será que elas foram parar?
Baleia (Whale)
País: Alemanha
Direção: Maryna Shchipak
Ano: 2013
Duração: 4 minutos
A baleia está muito triste porque todo mundo está com medo dela, que é tão grande, e tudo o que ela quer é ter um amigo.
Jazzoo
Os curtas desde programas são recomendados para crianças a partir de 3 anos
País: Suécia