Mulheres quebram barreiras para conquistar espaço no mercado gamer
15/07/2016Websérie produzida pela AOC mostra os desafios das mulheres no segmento de esportes eletrônicos
Episódio estreou dia 12 de julho e mostra a rotina de CherryGumms, líder do time Black Dragons, e de Paola Buzz, YouTuber que produz gameplays
Ganhar a vida como atleta profissional de esportes eletrônicos não é uma tarefa fácil. O segmento ainda carrega rótulos e preconceitos. Este cenário se mostra ainda mais desafiador quando o competidor é do sexo feminino. Além do olhar desconfiado daqueles que pouco conhecem o setor, elas se sentem segregadas também entre alguns colegas de profissão. Mesmo com esses obstáculos, uma pesquisa recente apontou que 52,6% dos brasileiros que declaram ser usuários de algum game são mulheres*, provando a força que elas vêm alcançando neste setor.
O trajeto das mulheres que conquistaram seu espaço no mercado profissional de jogos é retratado no terceiro e último episódio da websérie “Eu Sou Gamer”, produzida pela AOC. CherryGumms, líder do time Black Dragons, e Paola Buzzone, YouTuber que produz gameplays, contam como é a rotina e quais os desafios femininos que precisaram ser superados para alcançar o sucesso. O capítulo está disponível no Facebook (facebook.com/aocdobrasil) e YouTube (youtube.com/aocdobrasil) da AOC, além das próprias redes sociais das protagonistas do episódio, como o YouTube (youtube.com/cherrygumms) e (youtube.com/PaolaBuzz) e o Facebook (facebook.com/cherrygumms) e (facebook.com/PaolaBuzz).
Segundo Paola Buzzone, muitas mulheres abandonam a carreira antes mesmo de chegar a um nível de reconhecimento neste mercado. “Eu conheço várias meninas que começaram na minha época e que tinham tanto potencial quanto eu, mas desistiram por causa da pressão, do preconceito e dos xingamentos. A galera pega pesado e xinga mesmo. Costumam dizer que devemos estar lavando louça em vez de jogar”, afirma a YouTuber, famosa pelo seu canal de gameplays do jogo League of Legends.
Outro exemplo de superação e quebra de barreiras é CherryGumms. Com apenas 19 anos, a competidora disputa campeonatos nacionais e internacionais de jogos de FPS (tiro em primeira pessoa), geralmente relacionados pelo público a jogadores homens. A gamer, que também tem um canal no YouTube, já pensou em desistir, mas resistiu e atualmente incentiva outras garotas a seguirem o mesmo caminho. “Eu nunca quis entrar para o mundo dos jogos por brincadeira, sempre quis ser uma profissional. Lidar com isso é muito difícil, ainda mais por ser mulher e a única na América Latina a disputar campeonatos de Rainbow Six Siege”, afirma a atleta.
Os primeiros dois episódios da websérie também estão disponíveis nos links abaixo:
Uma profissão nível hard, por Kamikat
Por trás dos cliques, por Paada e MiT
* A Pesquisa Game Brasil é uma leitura de campo que traça o perfil do gamer brasileiro. Realizada desde 2013 pela Sioux em parceria com a Blend New Research e a ESPM, o estudo abrange os hábitos de consumo focado nas plataformas mobile (smartphones e tablets), videogame (consoles) e computador.
Sobre o grupo TPV no Brasil
O grupo TPV está presente no Brasil desde 1997 e possui fábricas em Manaus/AM e Jundiaí/SP, onde também produz em regime de OEM para diversas marcas com operação local e internacional. A TPV Technology Limited (www.tpv-tech.com) é o principal fabricante global de displays. O grupo vem conduzindo seu crescimento ao longo dos anos através de suas economias de escala e competências essenciais em P&D (pesquisa e desenvolvimento), fabricação, eficiência logística e qualidade. Atualmente produz no País monitores, DS (para sinalização digital), TVs, computadores All In One e tablets, com marca própria AOC, marca Philips (sob licença, para Monitores, TVs e DS) e em regime de OEM para diversas marcas com operação local e internacional. O Grupo TPV é listado nas bolsas de valores de Hong Kong e Cingapura desde outubro de 1999.
Website: www.tpv-tech.com
SOBRE A AOC
AOC é a marca da TPV Technology Limited, maior fabricante de painéis LCD e LED para computadores e televisores do mundo. A AOC adota o conceito “com AOC é possível”, com o objetivo de mostrar que os produtos da marca dão oportunidade às pessoas de terem acesso à tecnologia por meio de um excelente custo-benefício. As linhas completas de produtos AOC podem ser encontradas nos principais Distribuidores, Revendedores e Varejistas do mercado nacional.
SAC: 0800-10-9539. Website: www.aoc.com/br. Faceb